sábado, 4 de fevereiro de 2012

Supermercados devem oferecer meios gratuitos para transporte de mercadorias, alerta PROCON



O Procon de São Carlos, órgão de defesa do consumidor da Prefeitura, recebeu comunicado da Fundação Procon São Paulo, orientando que os supermercados devem oferecer alternativas gratuitas para que os consumidores possam finalizar as compras de forma adequada, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor (CDC). "A cobrança pela sacola biodegradável só pode ser efetivada se o estabelecimento tiver outra opção de transporte das mercadorias, como as caixas de papelão", afirma Juliana Rossi Carmona, diretora do Departamento de Defesa do Consumidor. Hoje, os supermercados cobram R$ 0,19 pelas sacolas biodegradáveis.

Segundo Juliana, o Procon apoia as iniciativas de consumo sustentável com o objetivo de preservar o meio ambiente, desde que sejam assegurados os direitos dos consumidores. 

Juliana explicou que o órgão de defesa do consumidor tem recebido consultas da população sobre o assunto. Muitos deles têm reclamado que padarias, sacolões, varejões e mercearias deixaram de fornecer a sacolinha. "Vale lembrar que a campanha para o fim da sacolinhas plásticas foi promovida por supermercados associados à Apas, que é a Associação Paulista de Supermercados. Quem não pertencer à entidade tem que oferecer meios de transporte das mercadorias. Se não forem as sacolinhas plásticas, que sejam caixas ou sacolinhas biodegradáveis", comenta.

"Lembro novamente: quem pertence à Apas também tem de oferecer meios gratuitos para o transporte de mercadorias", complementa.

A distribuição das sacolas plásticas nos super mercados paulistas foi extinta a partir do dia 25 de janeiro. Segundo estimativas da Associação de Super mercados, os estabelecimentos de São Paulo gastavam, em média, R$ 190 milhões com a compra de sacolas. Aproximadamente 6 milhões de sacolas eram distribuídas, por ano, no Estado.


HOJE FUI AO SUPER MERCADO, esqueci que não dava mais sacolinhas
fui obrigado a compra uma ¬¬
fui atravessar a rua e a sacolinha rasgo ¬¬
o salgadinho que estava la dentro rolo no meio da rua, carro passo por cima ¬¬
o resto fui levando no braço mesmo ¬¬

PÓ, ENTENDO FATO DE TER QUE SUMIR COM A SACOLINHAS
MAS ARRUMA-SE UMA SOLUÇÃO PRIMEIRO, NÃO SOMOS OBRIGADOS A TER QUE COMPRA SACOLAS OQUE FOR PRA LEVAR NOSSA COMPRA ¬¬
ISSO JÁ É DE MAIS, GASTAMOS AO FAZER NOSSAS COMPRAS, E AINDA TEMOS QUE COMPRA SACOLAS...

IMAGINA TANTO QUE VAMOS GASTA NISSO TUDO ??????????????????????????????????


MAIS UMA VEZ, FIZERAM MERDA NESSA BRASIL!

ass:kadu correia

Um comentário:

  1. é cada dia acham alguma coisa pro povo ter q pagar ¬¬
    aqui no RS ainda ñ estamos pagando pelas sacolinhas.

    ResponderExcluir